pt-br

07 de dezembro de 2025

Qualidade da água no Pantanal está decrescendo", afirma doutora em Ecologia

CIDADES Pantanal 22/11/2025 10:02

Carolina Joana diz que a seca histórica ameaça o bioma e pede soluções baseadas na natureza para mitigar impactos

A doutora em Ecologia, Carolina Joana da Silva, afirmou ao HNT TV Entrevista que o nível do Pantanal está diminuindo. A especialista explicou que a série história que mede o nível o volume de água no bioma, iniciada em 1985, aponta uma baixa de 16%. Carolina ressalta que a seca não é uma realidade exclusiva do Pantanal, mas também afeta outras regiões do estado em decorrência a instabilidade climática.

O avanço da tecnologia para estudar o bioma contribuiu para que os pesquisadores consigam compreender melhor o funcionamento do Pantanal. Um dos ganhos é o monitoramento por satélite que fornece um panorama mais preciso.

Nós estamos em um clima de instabilidade

"Nós estamos em um clima de instabilidade que não é uma coisa só local. Mas é menos do que o que nós podemos fazer em uma situação de instabilidade climática como essa que é mundial, por isso, essas mudanças. É algo que a gente não tem assim tanta possibilidade de controlar, mas tem uma parte, então é essa parte que nós temos que fazer assim uma adaptação a mitigação climática no sentido de fazer soluções, buscar soluções baseadas na natureza", falou Carolina Joana ao podcast.

Tem uma tendência de estar diminuindo mais a água

Segundo a pesquisadora, não se pode subestimar o Pantanal que tem um movimento próprio e um força natural para renascer das cinzas, à exemplo do ocorrido nas queimadas de 2020 que devastaram o bioma. Além disso, o Pantanal, conforme Carol, tem essa característica de recuo e cheia. Quando estamos nos perídos da chuvas, é normal que o nível suba. Já, na estiagem, o volume de água cai. Esse movimento é chamado de plurianual.

LEIA MAIS: HNT TV: Pantanal depende da Amazônia e vive risco crescente de seca, alerta pesquisadora

"Tem uma tendência de estar diminuindo mais a água, mas também pode ser que venha uma chuva grande, uma inundação grande como se vê em outros lugares porque nós estamos num clima de incerteza", pontuou.


CHAMA NO ZAP

(65) 99628-5952